Equilíbrio entre Razão e Emoção.
Quem não quer?
Por Mônica Parizzi
Nos últimos vinte anos a ciência aprendeu muito sobre a química do cérebro. Mas, até agora, ninguém foi capaz de captar exatamente como a cascata de substâncias químicas se modela, para fazer tudo o que a nossa mente consegue.
O que se sabe é que nosso cérebro manda impulsos que circulam “inteligência” livremente através de todo o espaço interior do corpo. Que nosso corpo é a imagem física, em 3D, do que estamos pensando. Que não vemos nossos corpos como pensamentos projetados, porque muitas mudanças físicas que eles causam são imperceptíveis: nossos pensamentos envolvem alterações mínimas da química celular, da temperatura do corpo, da carga elétrica, da pressão sanguínea e assim por diante. No entanto, podemos ter certeza de que ele é suficientemente fluido para espelhar qualquer evento mental. Nada se move sem movimentar o todo.
As funções dos nossos hemisférios cerebrais direito e esquerdo estão relacionadas ao intelecto, ao controle muscular, à regulação interna das funções corporais e aos centros emocionais. Cada hemisfério cumpre funções específicas e a interação entre eles realiza o que chamamos de organização neurológica.
O hemisfério cerebral esquerdo controla o lado direito do corpo e está relacionado à linguagem verbal, ao pensamento analítico e linear, à orientação no tempo. Com visão de partes da realidade (detalhes), ele analisa as situações, processa as informações adquiridas, seleciona as que têm aplicação prática e as estrutura racionalmente, de modo que possamos fazer delas um uso lógico e prático.
O hemisfério cerebral direito controla o lado esquerdo do corpo e está relacionado à orientação espacial, às atividades intuitivas e artísticas, à percepção ilimitada. Com visão do global, sua função é nos dar um sentido ampliado de percepção e de interação com o meio, processar todas as informações de modo simultâneo e nos oferecer uma visão global da situação.
O resultado da integração entre esses hemisférios é o que chamamos de clareza mental, um estado em que os processos de pensamento tornam-se relaxados, tranquilos, flexíveis e abrem as conexões para a grande função de compreensão integrada do nosso cérebro: a criatividade, habilidade que envolve o pleno uso do nosso potencial intelectual.
Nessa condição de integração, encontramos soluções criativas para os problemas, nosso corpo se movimenta harmoniosamente, somos capazes de aprender, compreender, interagir e nos comunicar com facilidade, ou seja, todo o nosso desempenho fica favorecido.
Pressões, tensões e estresses emocionais prejudicam a condição de interação e harmonia entre os hemisférios cerebrais e dificultam a solução de problemas.
As últimas descobertas da neurobiologia reforçaram a idéia dos universos paralelos da mente e do corpo. E, com segurança, podemos concluir que a mente não fica confinada ao cérebro como uma divisão precisa. Ela se projeta a qualquer ponto do nosso universo interior.
Na realidade, existe algum motivo para se manter a mente e o corpo afastados?
VANTAGENS DO SISTEMA ANTIESTRESSE
● Elimina bloqueios emocionais.
● Restabelece a interação e o equilíbrio entre as funções dos hemisférios cerebrais.
● Favorece a clareza mental e a criatividade, o equilíbrio entre razão e intuição, conhecimento adquirido e percepção.
● Melhora a concentração e a compreensão de problemas, a percepção do global e de detalhes.
● Restaura a consciência do todo e favorece um comportamento mais equilibrado diante das situações.
Mônica Parizzi
Rua Vitório Marçola,203 sala 09.Cruzeiro.Belo Horizonte.MG
Tel:(31)98413-5870 www.solucoesantiestresse.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário